E já são 17 anos sem Ayrton…

SÃO PAULO (chove, chuva) – Todo 1º de maio, no feriado do dia do trabalho, alguém lembra de Ayrton Senna, que há 17 anos deixava o mundo para entrar na história. Comigo não é diferente.

Ainda mais da maneira como foi, trágica, gloriosa, heroica, abrupta, digna de filme. Quem não se lembra o que estava fazendo naquele domingo em 1994? Eu iria na igreja naquela manhã, mas não fui e fiquei para ver a GP de Imola. Eu já acompanhava aquele capacete amarelo há alguns bons anos, sempre que podia, quando os cultos matutinos não conflitavam com as corridas (o que era quase uma regra).

Foi um choque aquela batida na Tamburello, deixou o país em silêncio sincronizado por alguns segundos. Quem estava na frente da TV emudeceu em coro, num uníssono sem fôlego. Mesmo quem não era fã de Ayrton sentiu o peso do acontecimento. Ainda mais depois de Rubens Barrichello, até então um novato, ter decolado com seu Jordan na sexta-feira após passar por sobre uma zebra, e de do austríaco Roland Ratzemberger ter morrido também no sábado. A bruxa estava solta mesmo.

Pois bem, todas as homenagens nunca serão demasiado grandes ou estarão à altura do piloto-gênio. Claro, como todo mundo, Senna não era santo, fez das suas nos bastidores, era político, autoritário e mais um monte de contras em sua personalidade. Mas os prós falam muito mais alto.

A determinação, a garra, a superação, a vontade, a entrega, a busca do limite, a generosidade e bondade, entre outras muitas coisas, sempre serão as características que o brasileiro enaltece em seus ídolos e que nele estavam muito mais afloradas, o que cativava a todos que acordavam cedo no domingo para acompanhar um sujeito que trazia uma alegria e uma esperança em tempos difíceis, que fazia o povo esquecer da realidade dura e torcer. Torcer com o coração, mesmo.

Valeu, Senna!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em automobilismo, Formula 1, generalidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s