No Anhembi…

SÃO PAULO (errado, muito errado) – Depois de Will Power fazer a impressionante marca da quarta pole em quatro classificações na Fórmula Indy, que corre no circuito do Anhembi, a chuva melou toda a prova. Mas foram só uns 20 minutos de chuva forte, o resto do tempo garoou. Não era pra ter causado a quantidade imensa de poças no circuito. Sinal que de algo está muito errado nessa organização. Drenagem zero. Se preocupam mais com o oba-oba do evento do que com o investimento e seriedade de se fazer uma prova digna da grandeza da Indy.

Claro, melhorou muito o asfalto do ano passado para esse, mas prova que falta muita coisa ainda para se fazer uma corrida decente de Indy num circuito de rua no Brasil. Em 2010 foi aquele mico da tinta no sambódromo, que depois de retirada fez levantar um pó pior que spray d’água. E em 2011, uma chuvinha fez um estrago monumental na prova. Nada que infelizmente não estejamos acostumados aqui em SP. Garoou, a cidade para. Alaga. Entope bueiro. Intaura-se o caos.

Caos mesmo foi a quantidade de batidas entre os carros nas largadas. Tony Kanaan quase quebrou uma mão, Helio Castroneves idem. Vitor Meira rodou porque não enxergava nada e quase não volta mais. Will Power se segurou para não escapar de traseira na primeira curva. Fora a Ana Beatriz (ou Bia Figueiredo, como conhecida por aqui) sofrendo com uma tala na mão quebrada e tendo de segurar o carro.

Na primeira largada, Danica e Simona estamparam o muro e bateram em Kanaan e Castroneves, Hunter-Reay deu nos pneus no fim da reta. Na relargada, Dixon, Bourdais, Hinchcliffe e Wilson rodaram e Hunter-Reay bateu novamente, danificando a asa traseira e sendo forçado a abandonar. Aí Meira bate no fim da marginal e Bourdais roda no “S” do Samba. Só depois desse salseiro todo que deram bandeira vermelha. Depois de quase três horas de atraso, os carros voltam à pista para a retomada da prova, com todos os carros que abandonaram no começo podendo retornar. Aí a chuva também volta e adia a prova para as 9h da manhã desta segunda-feira.

Coitado de quem comprou ingresso e perdeu o dinheiro, porque se vai trabalhar amanhã (hoje), nem ver a corrida pela TV vai poder. E se passar pela marginal, vai xingar muito, porque o trânsito vai ser de dar medo. Se a prefeitura e os promotores tivessem feito obras decentes para conter a água que sempre cai nessa época e investissem num sistema decente de escoamento de água, não só para a prova mas para a cidade em si, nada disso estaria acontecendo.

E o degrau que tem ali no fim do concreto do sambódromo e no começo do asfalto antes da primeira curva é obsceno, é uma afronta com os pilotos, beira o absurdo. Os adesivos, faixas e placas publicitárias ao redor do circuito se soltam como folhas de árvore no outono. A pista estava um sabão mesmo quando o tempo estava seco, no sábado; quase todos os pilotos escaparam na primeira curva.

A TV Bandeirantes ficou fazendo pressão para se ter corrida (e quase conseguiu) e a direção de prova não se decidia, falava uma coisa e voltava atrás no minuto seguinte, deixando todo mundo – pilotos, imprensa, organização, público – completamente perdido com a falta de informação. Enquanto os responsáveis tratarem a Indy como um evento de festa, isso vai continuar acontecendo.

A ideia da prova aqui é excelente, o tempo da pole melhorou em 6 segundos em relação ao ano passado, o asfalto foi recapeado e minimizou os bumps do traçado, tinha até mais gente que em 2010 assistindo in loco… Prova de que, mesmo sendo feita nas coxas e em cima da hora, a corrida saiu e foi um sucesso. Mas isso deixa uma mácula novamente para o Brasil. Espero que nas próximas provas a organização e os responsáveis pensem no evento como uma excelência do esporte e leve isso a sério.

E tomara que os brasileiros superem as dores e as adversidades e possam chegar no pódio logo cedo!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em automobilismo, Indy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s