Banho turco (2)

SÃO PAULO (profético) – E Vettel deu um banho na turquia, mesmo. Liderou 57 das 58 voltas, saiu em primeiro e lá mesmo chegou. O alemãozinho, sem dúvida, caminha a passos largos para garantir o bicampeonato. Sim, é cedo para dizer e ainda tem muito campeonato pela frente, mas nessa tocada o resultado não vai ser muito diferente. E veremos o domínio de mais um alemão na Fórmula 1. Torço por ele, bastante. É um cara simpático, divertido, não deixou o sucesso subir à cabeça (ainda), comemora gritando, é meio moleque ainda, batiza seus carros com nomes de mulher… um fenômeno!

Com essa vitória, a 13ª na carreira Vettel entra na lista dos top 20 da história. Isso com apenas 23 anos de idade, depois de ter estrado aos 29. O campeão mais jovem da história da F1 ganhou 93 pontos de 100 possíveis até o momento, em 2011. Ontem andou com tranquilidade, só se divertindo um pouco mais quando teve de passar os retardatários (única vez que usou a asa móvel, porque como anda sempre na frente, nunca tem oportunidade de usar). Em suma, passeou na Turquia. Mas isso não significa que a corrida tenha sido chata, pelo contrário.

A tríade DRS + KERS + pneus fez a festa dos espectadores, aliado à sanha dos pilotos. Teve roda com roda, bico voando, ultrapassagem tripla, disputas acaloradas e até uns xingamentos. Webber X Alonso nas últimas voltas foi um duelo dos mais interessantes, com vantagem para o australiano, que largou mal, sendo superado por Rosberg.

Schumacher, que anda meio irritado e sem muita alegria para correr (segundo ele mesmo), achou Petrov nas primeiras voltas e perdeu um tempo a mais nos boxes para trocar o bico. Depois teve Hamilton x Button e Alonso x Rosberg, com Massa chegando na turma logo depois.

E Hamilton entrou nos boxes ao mesmo tempo que Alonso, e ambos disputaram a saída quase se tocando. Mais tarde, Massa e Rosberg protagonizaram um duelo que valeu o ingresso. Já pode entrar para o clipe oficial desse ano. O brasileiro ameaçou umas vezes, passou, tomou o troco, trocaram borracha nuns toques, dividiram curvas e fritaram pneus até Massa garantir a posição, trazendo Button na cola, que aproveitou a brecha para superar Rosberg. Animal!

Os equipamentos e traquitanas deixaram o ato de ultrapassar meio banal, mas está divertidíssimo de ver. Pelo menos não é como na Indy, que não deixa o piloto que está sendo ultrapassado se defender (está no regulamento).

Mas, resumindo a prova, quem supreendeu foi Alonso, que chegou em terceiro. Ninguém esperava. O primeiro pódio da temporada para a Ferrari. O ritmo de prova foi muito bom para quem penou para se acertar nos treinos. Mas a Ferrari ainda é a velha Ferrari. Conseguiu se atrapalhar como sempre nos pit-stops, que custaram uma melhor performance de Massa.

Button também fez uma estratégia errada, com uma parada a menos, e ficou se arrastando na pista com pneus mais carecas que eu. Schumacher, 12º, se perdeu em algum momento e se limitou a completar a prova, vendo Rosberg garantir uns pontos para a Mercedes com o 5º.

Hamilton fez o que pôde, mas dessa vez não foi páreo para as Red Bull. As Renault tiveram problemas com o consumo de combustível e limitaram a performance de Heidfeld e Petrov. Buemi, sempre discreto, chegou comendo pelas beiradas e acabou num ótimo 9º lugar.

E o destaque da prova vai para o mito Kamui Kobayashi, que largou em último e chegou em 10º. Se divertindo como nunca, Koba-san veio escalando o pelotão com a audácia que lhe é peculiar. Só não marcou mais pontos porque teve um atrito com Buemi, perdendo tempo. Palmas para ele!

E Barrichello, coitado, depois de classificar a Williams num suado 11º lugar, finalizou em 15º, lutando como um espartano para terminar a prova. É o pior início de temporada na história do time de Grove, com zero ponto em quatro corridas. Aí não há muito o que falar…

Daqui a três semanas, a prova será em um dos palcos mais tradicionais e charmosos da F1: Mônaco. O principado encravado na França, numa das regiões mais belas do mundo, a Côte-d’Azur, recebe o circo e com uma importante informação. A asa móvel será utilizada na pista de rua, o que vai proporcionar uma dose extra de emoção, com os guard-rails ficando mais perto do que de costume. Antes disso, dia 22 de maio, a Fórmula 1 desembarca em Montmeló para o GP da Espanha, na pista que fica pertinho de Barcelona.

Confira a classificação do GP da Turquia:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1h30min17s558 (58 voltas)
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 8,8s (58)
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 10s (58)
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 40,2s (58)
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 47,5s (58)
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 59,4s (58 )
7º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 60,8s (58)
8º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 68,1s (58)
9º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 69,3s (58)
10º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 78s (58)
11º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 79,8s (58)
12º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 85,4s (58)
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta (57)
14º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta (57)
15º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta (57)
16º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta (57)
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1 volta (57)
18º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 1 volta (57)
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2 voltas (56)
20º. Jérôme D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas (56)
21º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 3 voltas (55)
22º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 5 voltas (53)
23º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 14 voltas (44)
24º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), abandonou

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em automobilismo, Formula 1, generalidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s