Do verde-amarelo-azul, só deu branco!

SÃO PAULO (não somos máquinas) – Foi um final de semana de um certo “apagão” para o Brasil nos esportes. Futebol e vôlei, que sempre dão alegrias, deram uma amarga tristeza. Mas como estamos (mal) acostumados com uma certa hegemonia nessas modalidades, é complicado digerir a derrota.

A começar pelo time masculino na Copa América. Fred entrou, achou um gol no finzinho e salvou o pescoço de Mano, que começa a se complicar no comando do time da CBF. Sim, da CBF. Já não é seleção há um bom tempo. Detalhe: todo mundo criticou Dunga por não levar Ganso e Neymar para a África do Sul. Eles estão aí agora, mas não emplacaram ainda e parece que vão demorar a engrenar nessa equipe.

Fred entra no final, empata jogo e alivia o Brasil

Um empate com a Venezuela e mais um empate contra o Paraguai (sempre raçudo e com um nível que vem ascendente mesmo sem Cabañas) é qualquer nota! Como diz o Casagrande, o pessoal está querendo passar muito chantilly no bolo. Firulas só dão certo em poucos momentos e em pouquíssimos times quando estão afinados, caso do Barcelona. Na seleção espanhola, o meio time do Barça que lá joga não penteia tanto a bola como no clube. Não dá para o trio do Santos querer jogar com a camisa amarela como se joga no Santos. Daniel Alves teve um branco e permitiu a jogada da virada paraguaia. Neymar até agora passou em branco. Pato teve lampejos, bem como Ganso. Não basta. Não sei se esse selecionado chegará à final, mas está longe de merecer. Até agora não convenceu.

A imagem da derrota das meninas na Copa do Mundo feminina

Na seleção feminina, o branco apareceu quando não podia, bem no finalzinho. Claro, a seleção americana é como o Brasil no masculino: é o time que ganha quase tudo. As americanas, cheias de gana e sede de vencer, mesmo com uma jogadora a menos, nos minutos finais da prorrogação fizeram seu gol de cabeça, após um cruzamento longo para a área e a perigosa soma marcação equivocada + saída errada da goleira. Aí, nos pênaltis, mais um erro, agora do técnico. A zagueira Daiane, que havia feito um gol contra no jogo, foi escalada para bater um dos pênaltis.

A goleira Hope Solo, dos EUA

Não se pode deixar um atleta que fez gol contra cobrar pênalti. Era visível o semblante perdido e meio apavorado da menina. Aí ficou fácil para a (belíssima) goleira Hope Solo, uma das melhores do mundo, defender a cobrança. Deu branco no time, deu branco no técnico, e passamos em branco de novo na Copa do Mundo feminina. Um adendo: Marta realmente joga muita bola, mas parece que fica sozinha em campo. O resto do time está muito abaixo do nível dela, e aí uma andorinha só não faz verão.

E voltando ao vôlei, uma frase do líbero Serginho traduziu o pensamento do time: não somos máquinas! Das últimas 10 Superligas o Brasil levou 8 para casa, somando 9 títulos até agora. Mais que excelente! O que se esquece é que se tem um outro time competente do outro lado, que também luta, transpira suor e sangue e que merece ganhar. Méritos do Brasil que chegou a mais uma final, capengando, mas chegou. E guerreou em quadra. Por alguns lapsos e poucos detalhes, não conseguiu superar a forte Rússia, que foi mais time que o Brasil e mereceu cada ponto ganho.

Brasil perde para a Rússia no vôlei

O triste é que o Brasil está passando em branco nos esportes. Na Fórmula 1, nem comento o branco de Massa e Barrichello, é de dar pena.

O que resta é o futebol masculino ainda, que tem chances de avançar na competição. Para os outros, ok, lutaram e perderam de cabeça erguida, faz parte. Mas para a seleção de Mano Menezes, falta uma corzinha aí: vermelho. De vergonha na cara!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em generalidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s